quarta-feira, abril 19

[Livros] - Memórias dos desatrosos acontecimentos de Albufeira


Este pequeno, grande livro, é no fundo um relato, na primeira pessoa, de um dos episódios mais sangrentos da História recente do Algarve. O cerco e invasão a Albufeira, por parte de Guerrilheiros Miguelistas, em Julho de 1833.

Aqui fica parte do prefácio:

"Com a reedição do texto que se segue, a que até agora só tinham acesso os investigadores que se debruçam sobre a rica, complexa e assaz fascinante primeira metade do séc XIX, tão importante na construção do Portugal Contemporâneo, tem o leitor a possibilidade de colher o testemunho de acontecimentos que - se bem que localizados no tempo e no espaço - evidenciam toda a dimensão e a violência dos antagonismos que então opuseram Portugueses, estratos sociais, visões do mundo, projectos politicos e culturais.
Como é explicado nas notas introdutórias que mantivemos da primeira edição (Lagos, Tipografia Lacobrigense, 1873), o autor desta Memória teria sido Francisco António da Silva Cabrita, eclesiástico e personagem influente de Albufeira, que, em Julho de 1833, isto é, em plena guerra civil que ensaguentava o País, se veria chamado a desempenhar um papel central aquando do assalto e ocupação por Guerrilhas Miguelistas.
De assinalar, desde logo, que não tendo nós acesso ao manuscrito - cujo paradeiro desconhecemos - não se pôde detectar até que ponto o diligente editor da versão que em 1873 foi dada à estampa, alterou o original, movido pela preocupação de não "ferir susceptibilidades de pessoas" que ainda existiam nessa altura, protagonistas dos eventos descritos ou seus descendentes...()"
Fernando Pereira Marques
Título: Memória dos Desastrosos Acontecimentos de Albufeira
Autor: Francisco António da Silva Cabrita
Edição Original: Lagos - Tipografia Lacobrigense, 1873
Reedição: Publicações Alfa, S.A., Lisboa 1990
Prefácio e notas: Fernando Pereira Marques

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Levi Bolacha disse...

Boa Noite, sabe por acaso onde é possivel encontrar este livro à venda?

[Mamede] disse...

Talvez se encomendares atraves da Alfa...