quarta-feira, abril 19

[Livros] - Memórias dos desatrosos acontecimentos de Albufeira


Este pequeno, grande livro, é no fundo um relato, na primeira pessoa, de um dos episódios mais sangrentos da História recente do Algarve. O cerco e invasão a Albufeira, por parte de Guerrilheiros Miguelistas, em Julho de 1833.

Aqui fica parte do prefácio:

"Com a reedição do texto que se segue, a que até agora só tinham acesso os investigadores que se debruçam sobre a rica, complexa e assaz fascinante primeira metade do séc XIX, tão importante na construção do Portugal Contemporâneo, tem o leitor a possibilidade de colher o testemunho de acontecimentos que - se bem que localizados no tempo e no espaço - evidenciam toda a dimensão e a violência dos antagonismos que então opuseram Portugueses, estratos sociais, visões do mundo, projectos politicos e culturais.
Como é explicado nas notas introdutórias que mantivemos da primeira edição (Lagos, Tipografia Lacobrigense, 1873), o autor desta Memória teria sido Francisco António da Silva Cabrita, eclesiástico e personagem influente de Albufeira, que, em Julho de 1833, isto é, em plena guerra civil que ensaguentava o País, se veria chamado a desempenhar um papel central aquando do assalto e ocupação por Guerrilhas Miguelistas.
De assinalar, desde logo, que não tendo nós acesso ao manuscrito - cujo paradeiro desconhecemos - não se pôde detectar até que ponto o diligente editor da versão que em 1873 foi dada à estampa, alterou o original, movido pela preocupação de não "ferir susceptibilidades de pessoas" que ainda existiam nessa altura, protagonistas dos eventos descritos ou seus descendentes...()"
Fernando Pereira Marques
Título: Memória dos Desastrosos Acontecimentos de Albufeira
Autor: Francisco António da Silva Cabrita
Edição Original: Lagos - Tipografia Lacobrigense, 1873
Reedição: Publicações Alfa, S.A., Lisboa 1990
Prefácio e notas: Fernando Pereira Marques

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Boa Noite, sabe por acaso onde é possivel encontrar este livro à venda?

xMx disse...

Talvez se encomendares atraves da Alfa...