segunda-feira, abril 3

[Livros] - Um trono para dois irmãos



Temos recebido bastantes e-mails de estudantes e pais de alunos, que nos pedem ajuda para trabalhos escolares, pois a internet escasseia de informação sobre José Reis, o Remexido.

Colaboramos sempre que podemos, pois este é o objectivo principal deste projecto.

Esta publicação (cuja colecção dispensa apresentações), é destinada aos mais jovens, e pode ser uma "iniciação", ao estudo dos acontecimentos que tanto marcaram o Algarve e Portugal.

Obrigado a todos...e...continuem a colaborar!




Um Trono para Dois Irmãos
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Ilustrações de Arlindo Fagundes
Editorial Caminho

Colecção «Viagens no Tempo», n.º 11220 pp.
Preço: 8,40

Resumo/apresentação:
Os príncipes D. Pedro e D. Miguel são irmãos e disputam o trono de Portugal.
A cidade do Porto é fiel a D. Pedro mas encontra-se cercada pelas tropas de D. Miguel. Ninguém entra, ninguém sai, as lutas prolongam-se sem vencidos nem vencedores. E a morte espreita mesmo fora dos campos de batalha porque faltam mantimentos.
Em certas zonas já há quem coma ratos e outros bichos nojentos. No entanto, os homens não se rendem.
Ana, Orlando e João caem da máquina do tempo numa zona onde a guerra está ao rubro... Para escapar às balas juntam-se a um médico que anda a recolher feridos na sua charrete. Assim, são obrigadas a tomar partido.


Link para a página original e compra online do livro:
http://www.uma-aventura.pt/bibliografia/fichalivro/viagens_11.htm


Excerto do livro: «De cólera continuou a morrer muita gente, mas por incrível que pareça, os que pernoitaram no convento salvaram-se quase todos! Outro perigo espreitava, porém, nos esconderijos da serra. — Temos que ter cuidado — advertiram os capitães. — Anda por aí um bando perigosíssimo que ataca pela calada da noite. Fazem verdadeiras razias e depois desaparecem sem deixar rasto. O chefe é um tal Remexido. Nas aldeias basta ouvirem-lhe o nome para se irem fechar em casa a tremer de medo. — Sabe o que me contaram do Remexido, capitão? Dizem que pode estar três dias e três noites sem comida de gente. Não perde a força porque mastiga umas certas raízes que só ele conhece. — Isso fazia-nos jeito para rações de combate — brincou o capitão. — Se o encontrarmos havemos de o convencer a revelar o segredo. — Nem a tiro. O Remexido é fanático por D. Miguel. Até lhe digo mais. Se por azar o tipo anda aí à espreita e vê as nossas fitas azuis e brancas, estamos fritos. — Tens medo? — Falei só para a gente se precaver. Não tenho medo nenhum. O movimento da cabeça e os olhares furtivos na direcção das moitas mais cerradas indicavam que mentia, o que neste caso só lhe ficava bem. Um soldado não pode dar parte de fraco, senão perde a coragem e desanima os companheiros. Não era no entanto de espantar que ele e os outros percorressem os caminhos íngremes da serra algarvia com receio de serem surpreendidos pelo bando do Remexido. Havia quem dissesse que eram só vinte ou trinta, mas também havia quem garantisse que eram mais de mil. E contava-se que faziam verdadeiras loucuras! Cada restolhada punha-os em sobressalto, o mínimo ruído parecia-lhes suspeito.»

(in Um Trono para Dois Irmãos, pp. 117-118)



2 comentários:

Mendo Ramires disse...

Para uma correcta compreensão da Vida de S.M.F. El-Rei Dom Miguel I, há — Graças a Deus — muita e boa literatura. Acabei de indicar algumas referências bibliográficas no meu blogue. Passai por lá.
Parabéns pelo Vosso blogue. O Remexido é um dos meus Heróis, desde os 14 anos (data do início da minha militância nacionalista e monárquica).
Bem-Hajam!

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on!
mortgage refinancing bad credit1152800 dedicated servers web hosting small business dell computer rebate notebook