quinta-feira, fevereiro 16

A paixão de Évora-Monte, de Hipólito Raposo


Este é um texto, que descreve a viagem de D.Miguel para Sines, onde embarcou rumo ao exílio na Áustria. Talvez seja um pouco parcial e romanceado, mas no geral descreve a pormenor os últimos episódios da presença de D. Miguel em Portugal. Faz ainda referência ao nosso conterrâneo, José Reis. Aqui fica o atalho, pois o texto é demasiado grande para o postar aqui.

Relembro que o principal objectivo deste site é divulgar informação e acesso às mesmas.

Obrigado..



Link para " A Paixão de Évora-Monte", de Hipólito Raposo, aqui

[Livros] - Monografia do Concelho de S.Bartolomeu de Messines

Escrita por Ataíde Oliveira e publicada pela primeira vez em 1909. Nela podemos encontrar, entre outros, dados relativos à história, património e características das gentes do concelho.
O motivo que nos leva a referenciá-lo é a descrição do período compreendido entre 1833 e 36.
entre outros, referenciamos:

  • Ataques dos Guerrilheiros Miguelista a Messines;
  • As perseguições aos "defensores da Santa religião" após a convenção de ÉvoraMonte;
  • O regresso da guerrilha;
  • A captura de Remechido;
  • O julgamento e os argumentos;
  • Remechido e Neutel;

Monografia de Sº Bartolomeu de Messines
Ataide Oliveira
Algarve em Foco 1987 - Faro
Disponivel em Livarias ou Alfarrabistas (actualize esta informação através do nosso mail)



Este texto foi encontrado na web, é extraido da Monografia de Sº Bartolomeu de Messines:

"O período mais dramático da história de S. Bartolomeu de Messines ocorreu durante as lutas liberais. Atente-se na descrição que Ataíde Oliveira faz, na sua obra Monografia de S. Bartolomeu de Messines. “Os habitantes de Messines sofreram então terriveis violencias e agruras. Soffreram agruras e violencias dos ligitimestas com as suas continuas requisições e com ameaças de mortte; soffreram violencias e agruras dos liberaes sob pretexto de que elles auxiliavam os guerrilhas e os favoreciam. De mal com os liberraes por causa dos legitimistas; de mal com estes pelo amôr aos liberaes! (...) Entraram os guerrilhas, commandados por José Joaquim de Sousa Reis – o Remechido -, pela priemira vez, na manhã do dia 19 de Julho de 1833, em S. Bartholomeu de Messines, que então se achava defendido por uma força composta de 45 homens da Guarda Civica. Estes homens em vez de se acharem reunidos em um logar fortificado, estavam aboletados por diversas casas de particulares. Não podendo reunir a tempo quando a povoação foi invadida, não fizeram séria resistencia. Por isso, neste dia, começou a escrever-se a folhinha do martirologio desta povoação. Entre os primeiros que cairam às balas dos guerrilhas contam-se o capitão Manoel Affonso e sua filha, que, para defender o pai, a este se abraçou, sendo ambos travessados pelas mesmas balas.(...) Foi relativamente longo o periodo decorrido até à Convenção de Èvora Monte e em todo elle esteve esta freguesia sob acção dos guerrilhas, que quasi sempre aqui pairaram, principalmente na serra.” O eminente estudioso Silva Lopes na sua Corografia do Reino do Algarve escreve, sobre o famoso combate de Sant’Anna: “Pouco ao Norte de S. Bartholomeu de Messines, fica a ermida de Sant’Anna, perto da qual se deu a desastrosa acção de 24 de Abril de 1834 contra as tropas rebeldes com muitos paizanos armados e commandados por Thomaz Cabreira, não chegando os Constitucionaes a 1400: nella tiveram estes que sentir aperda de muitos bravos, posto que a dos rebeldes fosse maior”. Segue Ataíde Oliveira dizendo: “Neste combate se filiam os odios dos liberaes contra Cabreira e contra Remechido; áquelle por ser o commandante em chefe dos guerrilhas; a este por ser o auctor do plano do combate e talvez a alma da victoria. Daquelle vingaram-se os liberaes, assassinando-o na cadeia de Faro; deste tiraram vingança em um processo, cujas formulas estão em desharmonia com as leis da guerra, pois que em vez de se formular o libello accusatorio, indicando artigo por artigo os crimes de que o réo era accusado, disso não se fez caso, levantando-se em publica audiencia um dos seus vogaes a perguntar ao réo quaes eram os crimes de que elle era accusado. De modo que era o réo que devia formar o libello contra si.”


Texto completo, aqui

segunda-feira, fevereiro 13

[Livros] - Remexido (Ciclo Temático Remexido - Lagoa 2005)












Foi entre Maio e Agosto de 2005, que em Lagoa, aconteceu o Ciclo Temático Remexido, uma excelente iniciativa do Arquivo Municipal de Lagoa. A par das actividades organizadas pelos mesmos, em conjunto com a Câmara municipal de Lagoa, é editado este livro.
Quase como uma espécie de guia da exposição dedicada à pessoa de José Reis; outra das actividades dentro do ciclo; este livro apresenta-se de fácil leitura, ilustrado por dezenas de fotos a cores, mapas, cronologias e entre outros, cópias de certidões e registos antigos. Enfim, uma excelente publicação, que em muito vem ajudar aqueles que agora se começam a interessar pelo assunto, seja ele a figura de José Joaquim de Sousa Reis, ou a época conturbada em que viveu.


Título: Remexido
Edição: Câmara Municipal de Lagoa
Coordenação: Arquivo Municipal de Lagoa
Impressão: NC & G
Tiragem: 900 exemplares
Lagoa - Maio 2005

Sobre o ciclo "Remexido", no Pasquim da Reacção

Aqui fica também , o plano de actividades para este excelente ciclo temático... Que este mês, está patente em Monchique, penso que até dia 28 (fev.2006)





sábado, fevereiro 11

[Quadro] Na Biblioteca Nacional Digital...


Encontrámos no site da Biblioteca Nacional Digital, uma versão digitalizada de um quadro de R. Vidal, datado de 1836.
Aqui fica o link:

http://purl.pt/4299/1/

[Livros] - Remexido - Guerrilheiro realista do Algarve


Remexido - Guerrilheiro Realista do Algarve

Mais uma excelente publicação, do Algarve.

Autor: Ofir Chagas
Edição: Autor
Tiragem 1000 ex.
Gráfica Almondina - Torres Vedras
Distribuição: Clube de Tavira
Rua da Liberdade, 23
8800 tavira


"O contumaz remexido, que ficou ligado à história do Algarve como um idealista para uns e um bandoleiro sem escrúpulos para outros, é uma figura Algarvia que merece um estudo à luz da realidade e enquadrado na época conturbada em que viveu" Ofir Chagas

[Livros com pó] Célebre Guerrilheiro do Algarve e a sua Quadrilha


Caros internautas/pesquisadores, agora, e sempre que houver disponibilidade, postaremos aqui as últimas aquisições encontradas nos espólios das bibliotecas e arquivos. Lembramos que este site crescerá mais e melhor com a vossa contribuição... Caso tenham obras que narrem episódios das Guerrilhas Realistas no Algarve, e/ou o que acharem relevante neste âmbito, comuniquem connosco, através do do nosso mail osfilhosdoremexido@sapo.pt . Obrigado.

Criminosos Célebres nº7
Remexido - Célebre Guerrilheiro do Algarve e a sua Quadrilha
Verdol Júnior 18** Lisboa
72 páginas

[Encontrado na Biblioteca Municipal de Faro, disponivel para fotocópias]

Genealogia de José Joaquim de Sousa Reis


Parte da investigação que levamos a cabo sobre o caudilho, é nada mais nada menos, que a árvore genealógica dos seus ascendentes e descendentes. Já temos alguma informação, embora carecemos de muito mais. Se a quiser consultar, basta enviar-nos um mail para osfilhosdoremexido@sapo.pt e será enviado em ficheiro de excel para o seu e-mail assim que possível.